sábado, 18 de setembro de 2010

Padre Zygmunt Frackowiak reflete sobre o mês da Biblia.Confira!

Entrevista com o Padre Padre Zygmunt Frackowiak



Padre Zygmunt Frackowiak reflete sobre o mês da Biblia.Confira!

1- Gilberto: Em quanto tempo a Bíblia foi escrita? Que é seu organizador?

Padre: Zygmunt
A Bíblia não foi escrita de uma só vez. Levou tempo, mais de mil anos. Começo em torno do ano 1250 antes de Cristo e o ponto final só foi colocado cem anos depois do nascimento de Jesus. A Bíblia não caiu pronta do céu. Ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus. Surgiu com fruto da inspiração divina e do esforço humano. Quem escreveu foram homens e mulheres como nós. A Bíblia é fruto, ao mesmo tempo, do céu e da terra, da ação gratuita de Deus e do esforço suado dos homens.

2- Gilberto: Muito se fala em livros apócrifos. O que são?

Padre: Zygmunt
Todos os livros da Bíblia são inspirados por Deus. Apócrifos são aqueles livros que não fazem parte da Bíblia. Isto é, que foram escritos sem inspirações divina.

3- Gilberto: Quais as diferenças entre a Bíblia dos católicos e dos protestantes?

Padre: Zygmunt
A Bíblia Católica contém todos os livros inspirador por Deus que são 73 ao todo 46 do Antigo Testamento e 27 do novo testamento. A Bíblia protestante contém apenas 66 livros: Os 7 livros que faltam são Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, Primeiro Macabeus e o Segundo Macabeus. Também faltam os capítulos 10 a 16 do livro de Ester e os capítulos 3, 13 e 14 do Livro de Daniel. A Bíblia Católica apresenta na primeira pagina a palavra imprimatur ( ou " imprima-se" de um bispo), como garantia absoluta de que se trata da palavra de Deus autêntica e sem nenhuma alternação. Aquelas Bíblias que não tem na primeira página essa palavra ( imprimatur ) não são Bíblias católicas.

4- Gilberto: Qual a ligação entre o Antigo e o novo testamento?

Padre: Zygmunt
A unidade da Bíblia, apesar dos diversos livros, dos muitos autores e da distância de tempo entre eles, a na Bíblia uma maravilhosa unidade Essa unidade consiste nisso: no antigo testanentos é anunciado, o Messias, o Filho de Deus que devia vir salvar a humanidade. No Novo Testamento é narrada a historia e a doutrina do Salvador e de sua Igreja nascente.

5- Gilberto: Como começar a ler a Bíblia?

Padre: Zigmunt
Há muitos que pensam conhecer a Bíblia porque decoraram alguns versículos e ficam papagueando essas palavras, dando se ares de doutor em Sagradas Escrituras " É um o modo mais desrespeitoso de conhecer a Bíblia. O verdadeiro conhecimento da Bíblia se adquire aos poucos, pela leitura contínua, diária, meditada, refletida. A Bíblia é o livro da vida. Nela cada um encontrada a sua historia, o que deve fazer, como proceder, como deve amar, princípio e fim de todas as coisas e como pode se salva-se.

6- Gilberto: Como deve ser uma boa leitura da Bíblia?

Padre: Zigmunt
Sua leitura exige muito respeito, humildade e prudência Respeito: porque é Palavra de Deus e Palavra Santa Humildade: não pretendendo poder entender tudo o que há na Bíblia Prudência: nunca apegar-se a uma só frase, sem conhecer o texto todo e o contexto A imprudência de muitos ao ler a Bíblia levou-os às mais tristes heresias..

7- Gilberto: Qual é a importância de Maria na Bíblia?

Padre: Zigmunt
Há dois mil anos, que homens apóstolos de Cristo, Santos, doutores da Igreja, virgens, mártires, papas e monges traçaram o caminho para chegar a Jesus, única fonte de todo bem. Mas eles souberam sempre amar ardorosamente, como João, aquele dia, aos pés de Jesus na cruz, Aquela que com alegria os leva ao seu filho. Que não honra a mãe, sem dívida alguma, despreza o filho. E a escritura diz: "Honra teu pai e tua mãe". Inspirada pelo Espírito Santo. Maria diz: "Doravante todas as gerações me chamarão bem aventurada (Lucas 1,48) Cumprindo estas profecias Bíblicas e repetindo, com respeito e amor da "Ave Maria" , a saudação do anjo Gabriel e de Isabel, os católicos seguem, coerentemente, as indicações da Bíblia. Até no sentido humano seria um reducionismo e um empobrecimento da expressão da nossa fé dirigir-se e cultivar apenas e somente a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário